Volkswagen negocia para indenizar vítimas da ditadura militar no Brasil

Volkswagen

Grupo alemão Volkswagen, através de sua filial brasileira, está em negociações para indenizar as vítimas da ditadura militar no Brasil, mas ainda não há uma decisão sobre a quantia, segundo disse à Agência Efe um porta-voz da montadora na Alemanha.

“A Volkswagen reconhece sua responsabilidade moral pelas injustiças ocorridas durante a ditadura militar no Brasil. A Volkswagen do Brasil negocia de forma construtiva com vítimas da ditadura e com o Ministério Público brasileiro”, acrescentou o porta-voz. “Nas negociações com as autoridades se trata também uma compensação financeira, mas sobre a quantia de possíveis pagamentos não há ainda nenhuma decisão.”
Um investigador independente averiguou a responsabilidade do grupo alemão durante a ditadura no Brasil e os resultados de seu trabalho serão apresentados em meados de dezembro no Brasil com representantes de alta categoria do grupo Volkswagen.
No final de fevereiro de 2015 a Comissão da Verdade, que aborda os crimes contra os direitos humanos durante a última ditadura do Brasil, começou a investigar a Volkswagen e outras empresas por seus nexos com os repressores. Vários ex-funcionários da Volkswagen  denunciaram ter sido espionados por seus superiores da empresa alemã por ordem dos militares que governavam o país.

Meios de comunicação alemães informaram este ano da suposta colaboração da Volkswagen do Brasil com a ditadura militar no país e também da investigação na procuradoria.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Continue lendo: