Prêmio Innovare: Práticas de Valor Compartilhado na TMLD Advocacia

As Práticas de Valor Compartilhado adotadas no escritório Torreão, Machado e Linhares Dias – Advocacia foram inscritas e deferidas no Prêmio Innovare, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

As tradicionais ideias de filantropia e de responsabilidade social das pessoas jurídicas têm evoluído para a concepção de um conceito de valor compartilhado. Por meio dessa nova compreensão, as atividades desenvolvidas por empresas, sociedades e organizações devem ser capazes de gerar valores não apenas para si, mas também para a sociedade. Trata-se de um princípio que objetiva alcançar um ponto de encontro entre o progresso das empresas e o progresso social.

A partir dessa ideia, foram adotadas quatro linhas de práticas de valor compartilhado no nosso escritório de advocacia: 1 – jurídico (consulta solidária); 2 – financeiro (suporte a entidades assistenciais); 3 – saúde (doação de sangue e medula); e 4 – ambiental (disseminação de sementes e mudas).

Detalhamento das Linhas de práticas:

1) Jurídico (Consulta Solidária): As consultas jurídicas feitas por pessoas sem condições de arcar com os honorários mínimos previstos na tabela da OAB são transformadas em uma doação de livre adesão e qualquer valor para alguma instituição de assistência social. Essa prática denominada de consulta solidária valoriza a atividade consultiva e preventiva do advogado, estimula o cidadão a pagar pelo aconselhamento e ainda permite que sejam beneficiadas entidades de assistência de diversos setores da sociedade civil que necessitam essencialmente de doações para funcionamento.

2) Financeiro (Suporte a Entidades Assistenciais): Na mesma linha, o escritório calcula um percentual do faturamento mensal que será destinado para doação a entidades de assistência social e que não seja capaz de prejudicar as atividades da sociedade. Os valores costumam variar entre 1% a 2% do lucro líquido apurado mensalmente pela sociedade de advogados. Tal prática permite consequente melhoria social a partir de uma distribuição de parte da renda obtida por um escritório de advocacia na relevante atividade de administração da justiça.

3) Saúde (Doação de Sangue e Medula): De forma voluntária, os membros do escritório reúnem-se semestralmente para efetuar doações a bancos de sangue e cadastro de medula óssea na Fundação Hemocentro de Brasília. Quando essa atividade é feita, os integrantes que participaram da doação são dispensados do trabalho por dois dias úteis. Essa prática permite a integração maior de pessoas do setor jurídico, no caso integrantes de um escritório de advocacia, com o setor de saúde, especificamente nos bancos de sangue.

4) Ambiental (Disseminação de Sementes e Mudas). Além de destinar todo o lixo seco que produz à reciclagem, o escritório estimula a disseminação de sementes e mudas, na finalidade de contribuir para um mundo melhor. O escritório distribui para seus clientes mudas de reflorestamento e um lápis-semente, que após ser usado é plantado e se transforma em uma bela árvore. São usadas espécies de crotalárias, conhecidas por auxiliar no combate à dengue, e de embaúbas, árvores bastante utilizadas em áreas de recuperação ambiental. Como toda a atividade de advocacia, ainda que realizada em processos digitais, envolve um certo grau utilização de recursos naturais, essa prática aproxima os usuários da justiça de uma recomposição ambiental consciente.

Clique aqui para acessar o inteiro teor das práticas da TMLD Advocacia deferidas no Premio Innovare.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Continue lendo: